SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

.: Secretaria de Educação recebe visita da escritora Vânia Lima

4 de maio de 2022 • Ygor Oliveira

Na manhã de hoje, quarta-feira, 04/05, o Departamento de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação, composto pela Coordenação, Supervisão e Formação Continuada, recebeu a visita da escritora Vânia Lima para uma palestra sobre a publicação A Fada e a Sombra, de sua autoria.

Vânia Lima é pedagoga, atriz e arte-educadora. No ano de 2015, iniciou uma aprofundada investigação sobre o abuso e exploração infantil e juvenil. A partir desta pesquisa surgiu a obra teatral Marcas da Infância, em que participou como dramaturga ao lado da atriz Patrícia Torres. Com este trabalho surgiu o encontro com o projeto Eu tenho Voz, idealizado pela juíza de direito Herta de Oliveira, em parceria com o Instituto dos Magistrados de São Paulo (IPAM).

Encontro teve palestra e roda de conversa para alinhamento de ações conjuntas na rede municipal de ensino

O projeto, que está em seu sétimo ano de execução, consiste em levar o espetáculo Marcas da Infância até as escolas públicas para debater o tema com crianças de 7 a 14 anos. O projeto já contemplou mais de 30 mil aprendizes nas escolas públicas e foi homenageado nos anos de 2018 e 2020 com o prêmio Betinho, da Câmara Municipal de São Paulo, como uma das melhores iniciativas socioculturais.

O livro A Fada e a Sombra é uma obra literária infantil de ficção, acompanhada de atividades pedagógicas abordando o tema da violência sexual infantil e será lançado no dia 18 de maio de 2022, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O projeto foi financiado pelo Programa de Ação Cultural de São Paulo (PROAC), que prevê a entrega gratuita do livro em todas as escolas municipais de Piracicaba.

Após a apresentação da palestra, realizou-se uma roda de conversa e o alinhamento de futuras ações conjuntas voltadas à Rede Municipal de Ensino.

 

Texto/Fotos : Comunicação SME

‹ voltar