SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

.: Com foco no Plano Nacional, Piracicaba realizou a VI Conferência Municipal de Educação

28 de março de 2022 • Ygor Oliveira

Na sexta e no sábado, dias 25 e 26/03, foram discutidas metas estabelecidas para o município na área

O Conselho Municipal de Educação, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Diretoria Regional de Ensino realizou na sexta e sábado, dias 25 e 26/03, a VI Conferência Municipal de Educação, que abordou o tema Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso para o Futuro da Educação Brasileira.

A conferência teve abertura na sexta-feira, 25/03, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, e foi transmitida ao vivo no canal do Youtube da SME, com participação do prefeito Luciano Almeida, do presidente do Conselho Municipal de Educação, Nivaldo Guidolin de Lima Filho, do secretário municipal de Educação, Bruno Roza, e do presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Gilmar Rotta.

O prefeito Luciano Almeida destacou a importância dos investimentos na educação municipal, buscando a melhor qualidade para o atendimento dos alunos. “Nesse momento devemos investir e buscar o que há de melhor em termos de sistema de ensino para que possamos evoluir e melhorar a educação no nosso município. Outro ponto muito importante é fazermos uma reestruturação da carreira dos profissionais de educação, de todos os envolvidos, desenvolvermos um plano de carreira, para assim atingirmos os nossos objetivos”.

VI Conferência Municipal de Educação abordou o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade Compromisso para o Futuro da Educação Brasileira”.

A palestra de abertura da Conferência foi com o presidente da UNCME paulista, professor Milton Herrera, a qual levou o título da conferência: Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso para o Futuro da Educação Brasileira.

“Uma felicidade estar com todos vocês, nessa celebração desse evento em prol da educação pública de qualidade com equidade e inclusão social. Mesmo com o uso da tecnologia é uma honra estar com vocês, contribuindo com as discussões e na construção do Plano Nacional de Educação para o próximo decênio 2024-2034”, disse o palestrante.

O presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Gilmar Rotta, parabenizou os profissionais da educação e a administração da SME pelo bom trabalho que vem sendo realizado. Ele também apontou a importância da conferência para o desenvolvimento da educação municipal. “É nessa conferência que vamos apontar o caminho para a nova educação que nós queremos para nossos filhos, é daqui que tiraremos a proposta para levarmos para o governo federal. Isso é muito importante para mostrarmos o que nós queremos da educação.

O secretário de Educação, Bruno Roza, e o prefeito Luciano Almeida, que destacou a importância dos investimentos na educação municipal

O secretário municipal de Educação, Bruno Roza, destacou o trabalho coletivo que envolve a conferência. “Esse é um momento de alegria e de muito trabalho, que nos convida a revisar as metas estabelecidas para educação de Piracicaba, propostas no PME 2016-2026. A VI Conferência Municipal de Educação, muito além de um espaço de formação, representa um importante canal de escuta e trabalho coletivo na construção das políticas públicas de educação. Temos um trabalho de excelência realizado pela nossa equipe no atendimento das mais de 36 mil crianças, sempre buscando a inclusão, a equidade e a qualidade desejada.

“A Conferência deste ano aborda um tema pertinente ao momento que estamos vivendo, tratando da Inclusão, Equidade e Qualidade, pois vivemos uma realidade divergente daquilo que deveríamos seguir para o nosso país. Nessa conferência iremos trazer um pouco mais da realidade de Piracicaba e também do estado de São Paulo, para podermos melhorar nossa contribuição com cada eixo da educação”, disse Nivaldo Guidolin de Lima Filho, presidente do Conselho Municipal de Educação.

A celebração de abertura da conferência ainda contou com a apresentação do professor Valmor Bueno e da diretora Eloisa de Toledo Cruz.

A conferência continuou no sábado, 26/03, de forma online, com os cerca de 80 inscritos no evento. Os grupos analisaram a execução das metas propostas pelo PME em nove eixos: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Ensino Técnico Profissionalizante, Ensino Superior e Gestão Democrática. Além disso, a Conferência teve como objetivo promover o intercâmbio entre a sociedade civil e os profissionais da educação e fornecer contribuições para a elaboração do PME para o decênio subsequente a 2026.

A conferência deste ano, que carregou o mesmo tema da IV CONAE/2022, foi composta por três eixos: Novo PNE – 2024 – 2034: Avaliação das diretrizes e metas; Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação; e Criação do SNE: Avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.

Texto: Ygor Gimenez/SME | Foto: Fabio Lisboa/SME

‹ voltar