25 escolas são homenageadas por avanços no Ideb

23 de outubro de 2018 • André Cruz

Clique para ler a notícia e assistir a reportagem

Vinte e cinco escolas públicas de Piracicaba foram homenageadas com diplomas de Honra ao Mérito na manhã de sexta-feira passada por terem melhorado o desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). No total, 16 escolas estaduais e 9 municipais receberam os diplomas.

Clique aqui e assista a reportagem

Participaram do evento o prefeito Barjas Negri, a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Correa, e o dirigente regional de ensino, Fábio Negreiros, além de professores, diretores e supervisores escolares.

“São escolas do Estado e do município com bons professores, com bom material didático, bom planejamento, que fazem com que Piracicaba seja destaque ao melhorar a qualidade do ensino”, disse o prefeito.

Essa foi a segunda edição da premiação. A secretária Angela lembra, porém, que não são apenas aquelas escolas que conseguiram as melhores notas que são homenageadas. “Premiamos também aquelas que têm avançado mais em um esforço muito grande de crescer qualitativamente. Essa premiação contempla esses dois eixos”, afirmou.

O Ideb das escolas municipais de Ensino Fundamental evoluiu de 6,5 em 2015 para 6,8 em 2018. Essa nota é superior ao índice médio do País, que é de 5,8, e a média do Estado de São Paulo de 6,5 e é maior do que a meta projetada pelo MEC para o ano de 2021, que é de 6,7.

O dirigente regional de ensino, Fábio Negreiros, lembra que os avanços obtidos pelas redes estadual e municipal decorrem de um trabalho conjunto das duas esferas da administração. “Nós estamos há muitos anos trabalhando em conjunto. Os alunos que recebemos das escolas municipais trazem uma qualidade muito boa e nós oferecemos continuidade na rede estadual. Isso permite que Piracicaba se destaque de forma muito forte e permite que aquele desejo que era de educação de qualidade para todos seja uma realidade”, disse.

O diploma de Honra ao Mérito está previsto no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, que fala da divulgação na escola e na comunidade dos dados relativos à área da educação, com ênfase no Ideb.

O objetivo do Ideb é avaliar o desempenho do sistema educacional a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar.

A premiação é dividida em três categorias. Na primeira, as escolas municipais e estaduais de Ensino Fundamental I e II e de Ensino Médio que obtiveram as três melhores notas no Ideb no ano de 2017, alcançando resultados superiores a meta do MEC para o ano. A segunda premia as escolas municipais e estaduais de Ensino Fundamental I e II que apresentaram o maior percentual de avanço no Ideb de 2015 a 2017, superando a meta projetada pelo IDEB para o ano de 2017.

A terceira e última categoria é composta pelas escolas municipais e estaduais que apresentaram crescimento contínuo no Ideb, desde o ano em que a escola teve sua primeira participação nesse exame nacional, até o ano de 2017, superando a meta projetada pelo Ideb para 2017.

Fotos: Fernanda Schmidt