SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Semana Mundial do Brincar

4 de junho de 2018 • Fernanda Schmidt

Na última semana aconteceu na escola municipal Olindo Rizatto Paschoal, a Semana Mundial do Brincar e o tema deste ano foi Brincar de corpo e alma. É uma proposta da Aliança pela Infância, um chamado para a criança estar inteira na brincadeira, na vivência e no desenvolvimento de seu ser e estar no mundo.

Toda equipe escolar esteve envolvida na organização desta Semana para que as crianças tivessem cada vez mais espaço e tempo para o movimento, o gesto e o reconhecimento de seus sentidos.

As crianças usaram elementos naturais como o carvão para colorir espaços preparados para elas, os bebês se lambuzaram com as tintas preparadas com iogurte natural e beterraba, pó de café, açafrão, colorau. Resgataram brincadeiras antigas como pé de lata, corda, peteca, confeccionaram brinquedos, criaram seus próprios instrumentos, cantaram, imitaram bichos, lugares, utilizaram materiais não estruturados criando e recriando suas próprias brincadeiras descobrindo como viver o real e o imaginário de forma lúdica.

São tantas possibilidades que pudemos proporcionar as crianças de se expressarem viabilizando o desenvolvimento, a criatividade, imaginação, raciocínio, expressão e principalmente a liberdade da experimentação.

Fotos: Enviadas pela escola

‹ voltar