SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Crianças conhecem laboratório de entomologia e acarologia da Esalq

13 de abril de 2018 • André Cruz

Visita foi planejada a partir do interesse das crianças pelas formigas, observado pelas professoras

As crianças do Jardim II da EM Larissa Rosseti Travaglini, no bairro Castelinho, visitaram o departamento de entomologia e acarologia da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

A visita foi planejada a partir do interesse das crianças pelas formigas, observado pelas professoras Jaiane Rodrigues e Mileni Souza. “Tudo começou com um grupo de crianças brincando no parque da escola com a construção de uma casa para as formigas. A professora observou a brincadeira e perguntou o que faziam, então começaram a surgir muitos questionamentos de como as formigas viviam”, disse a diretora Alessandra Capistrano.

A partir de então as professoras juntamente com a diretora desenvolveram um projeto relacionado às Ciências Naturais como parte da Proposta Pedagógica da escola, que propôs experiências instigantes e desafiadoras envolvendo pesquisas de campo realizadas pelas crianças, como também manuseio de instrumentos científicos como a lupa, microscópio e a construção de brinquedos para o canto “laboratório de Ciências-Experiências” da sala referência.

Neste primeiro momento, o objeto de estudo foi a formiga saúva que despertou nos pequenos um interesse ainda maior pelos insetos. Para concretizar as pesquisas que foram realizadas durante o bimestre, as crianças foram conhecer o Departamento de Entomologia e Acaralogia da Esalq onde puderam conhecer de perto o formigueiro das Saúva Limão, como também outros insetos.

‹ voltar