13ª Jornada Pedagógica chegou a quase 12 mil visualizações

26 de outubro de 2021 • Ygor Oliveira

Edição, a primeira online desde a criação, contou com palestras e mesas redondas, entre outras ações, de 18 a 22/10

A 13ª Jornada Pedagógica – Um Novo Tempo na Educação, realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, de 18 a 22/10, a primeira totalmente online em 12 anos, teve quase 12 mil visualizações. Para os organizadores, o formato, adotado por conta da pandemia, com transmissão via Youtube e Facebook da SME, foi um desafio, mas com resultados muito positivos. A Jornada Pedagógica é realizada pela SME desde 2007 e faz parte do Programa Anual de Formação Continuada

A retomada plena de nossas atividades educacionais não poderia ter ocorrido de forma tão convincente como a que ocorreu com a 13ª Jornada Pedagógica. Os profissionais de nossa rede participaram ativamente em quantidade e em qualidade. Ela apontou caminhos que nos deixaram muito otimistas em relação ao que poderemos construir nos próximos anos para recuperar o que perdemos e avançarmos ainda mais”, disse o Secretário de Educação, Gabriel Ferrato.

O Secretário Gabriel Ferrato demonstou otimismo no retorno das atividades durante a Jornada.

PROGRAMAÇÃO – A abertura, na segunda-feira, teve palestra com os professores Kátia Tavares e Severino Antônio, com o tema O Professor como Autor – de Conhecimento, de Diálogos, de Histórias. Kátia e Antônio falaram sobre a importância do professor, seu papel como educador e também na vida dos alunos, com sua capacidade de acolhimento e empatia.

O segundo dia da Jornada, 19/10, foi marcado pela participação dos profissionais da Rede Municipal nos Webinários, apresentados pelas formadoras Ana Lúcia Marra e Flavia de Andrade Brito, do componente curricular da matemática. O dia foi especialmente preparado para discutir questões relacionadas ao Ensino Fundamental e as formadoras dialogaram sobre questões relacionadas à multiplicação, a divisão e cálculo mental.

Pensamos os temas considerando as dificuldades em relação às quatro operações básicas, principalmente nesse contexto da pandemia. A Jornada foi a oportunidade de complementar o trabalho formativo iniciado com os professores do ensino fundamental, em HTPC (horário de trabalho pedagógico coletivo), sobre a adição e subtração.  Trouxemos então, conceitos e ideias da multiplicação, bem como diferentes estratégias de resolução de problemas de divisão” explicaram as formadoras.

Flavia de Andrade Brito e Ana Lúcia Marra, formadoras de matemática

À noite, o professor Eduardo Moraes Junior ministrou a palestra A Matemática em Tempos de Pandemia e Ensino Remoto: uma Roda de Conversa sobre os Enfrentamentos e Possibilidades do Trabalho com as Unidades Temáticas.

Na quarta-feira, 20/10, a Jornada teve sequência com os webinários direcionados aos profissionais da Educação Infantil. As formadoras Ana Lúcia Marra e Flavia de Andrade Brito, Henriqueta Lucas e Raquel Bettio, prepararam uma conversa sobre matemática na educação infantil e vocabulário.

Os webinários envolvendo a língua portuguesa foram planejados a partir de demandas observadas no desenvolvimento do trabalho pedagógico nas escolas, nesse período de pandemia. Buscamos evidenciar algumas práticas que foram desenvolvidas nas escolas municipais, com o objetivo de compartilhar vivências didáticas realizadas pelos docentes e coordenadores pedagógicos. Ficamos muito gratas pela oportunidade desse momento tão enriquecedor para nossa rede de ensino”, observou Henriqueta Lucas.

Henriqueta Lucas e Raquel Bettio, formadoras de língua portuguesa

A quarta-feira, 20, ainda contou com a palestra da professora Marcela Chanan, que compartilhou com os professores suas experiências sobre fotografia como registro pedagógico. Nos comentários, os participantes compartilharam percepções da fotografia no ensino, como auxílio com detalhes, sutilezas e percursos das descobertas infantis.

A quinta-feira foi momento de ouvir as experiências dos professores e coordenadores nas Mesas Redondas. Foram abordados temas relativos ao trabalho que os professores desenvolveram durante o ensino remoto.

Para encerrar a Jornada, hoje, 22/10, ocorreu a participação de alguns profissionais da Rede, compartilhando relatos de vivências realizadas com as crianças.

A coordenadora da Jornada Pedagógica, Aline Ambrosano, ficou satisfeita com o empenho de todos na realização da Jornada.

Realmente, conseguimos alcançar um número significativo de profissionais da Rede. Foi gratificante acompanhar a participação e envolvimento de todos”, comentou Aline Ambrosano, coordenadora da Jornada Pedagógica.

Milena Barbosa de Lima, integrante da comissão organizadora da Jornada, falou sobre o desafio de realizar  pela primeira vez uma Jornada Pedagógica totalemente on-line.

Pensar numa Jornada Pedagógica totalmente on-line foi um grande desafio, contudo a equipe da SME acolheu essa proposta e buscou todas as alternativas possíveis para que de fato chegasse a todos. Além das questões dos recursos para as transmissões, tivemos nos adaptar a linguagem para que todos pudessem questionar, compartilhar e interagir. Nossa primeira jornada nesse formato foi um sucesso”, disse Milena Barbosa de Lima, integrante da comissão organizadora da Jornada.

ENRIQUECIMENTO – “Participei ativamente da Jornada Pedagógica. Com o formato online pude assistir de casa e apreciar relatos e experiências de colegas de trabalho a favor da aprendizagem. E, ainda, enriquecer mais minha prática na sala de aula com os momentos de formação da equipe da SME. Espero que a próxima Jornada seja nesse mesmo formato, nos dando mais oportunidade de poder participar”, disse a professora do ensino fundamental Francine Trevisan Augusti Bená.

Comissão organizadora da XIII Jornada Pedagógica – Um novo tempo na educação